segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Joanna fuckin' Newsom



Álbum: Have One on Me
Estilo: New Weird America
Quando: 2010
Onde: Nevada City, California


Uma coisa que eu não entendo são os fãs do Tony da Gatorra. Lembro-me de um show do dito cujo que eu atendi junto com uns amigos e alguns não tão amigos: Passei a apresentação toda me perguntando o motivo de tanta gente urrar de êxtase durante as horripilantes "canções" do velho hippie. Quando perguntado sobre meu veredito ao final da noitada, respondi um humilde: "É engraçado, mas é uma merda." Esperei compreensão, mas essa não veio - Fui recebido com olhares ofendidíssimos de indignação.

O cara toca mal (E isso que ele inventou aquela porcaria de instrumento), canta pior ainda, as letras são carregadas de um liricismo político muito terceiro mundo, muito república da banana. E o pior é que não é nada que necessite de um grande conhecimento musical ou senso crítico pra perceber. Não é que nem tentar convencer fã do John Lennon de que o cabeludo era incompetente; é algo evidente mesmo. Não tem segredo pra gostar, não tem qualidade oculta como o Serginho Moreira, não tem nada mesmo. O cara é péssimo em tudo e é uma merda, só isso.

Joanna Newsom também é ridícula. A voz de gralha, as letras pretensiosas, as parcas habilidades na harpa cujas falhas tornam-se ainda mais acentuadas em suas performances ao vivo. Quando eu ouvi Ys pela primeira vez me enchi de ódio tão profundo, uma espécie de raiva irracional, que tive vontade até de bater nela. Mas quer saber? Joanna Newsom é a melhor coisa que já aconteceu na história da música popular desde os Beatles e eu nem estou brincando.

As letras são bem porcaria, entufadíssimas, quase arrogantes. Mas são sinceras. A maneira de cantar é uma desgraça mesmo, mas se fosse diferente deixaria sua música ordinária. As habilidades no exótico instrumento podem não ser virtuosíssimas, mas são carregadas de sentimento. E essas qualidades são apenas pilastras que sustentam a maior de suas virtudes: O talento inspiradíssimo para composição.

Quando quis bater em Joanna não foi por achá-la uma indolente patranheira - foi pela mais viciosa e honesta inveja. Dificilmente uso o termo "gênio" em sua acepção autêntica, título reservado a pessoas como Mozart ou Nikola Tesla... Mas a harpista é digna do mérito. Não tenho vergonha de admitir que, além do medley final do Abbey Road dos Beatles e do formidável dueto Bowie/Mercury em Under Pressure, o único músico que me fez chorar de genuina apreciação foi Joanna Newsom. Ela pode ser uma merda, mas também é a melhor.


Por que baixar?!
Eu ainda não ouvi, então a gente vai ouvir junto. Mas Milk-Eyed Mender foi superado em dobro pelo Ys, e se Have One on Me for metade do que o primeiro foi, acho que já temos aqui o melhor disco de 2010.


YouTube




Google