segunda-feira, 29 de março de 2010

Lin-Manuel Miranda


Álbum: In the Heights (OST)
Estilo: Musical
Quando: 2008
Onde: BROADWAY


Sou ardente fã de musicais. Muita gente odeia musicais e eu não entendo o motivo. Eu recebo exemplos como justificativa, o que não satisfaz porque eu podia muito bem citar Matrix e Donnie Darko pra dizer que não gosto de cinema, citar Lost e Big Bang Theory pra dizer que seriado não presta e lembrar de Bonde do Rolê ou Bon Jovi pra falar que música é uma expressão artística pobre. Tá, Grease é um cocô, Noviça Rebelde é sem sal, Hair é pior ainda e Rent é a maior merda já feita em um palco - mas existem jóias como Les Miserables, Sweeney Todd, The Music Man, Chicago e por aí vai. É uma espécie distinta de midia que precisa usar a música pra contar a história, não só juntar meia dúzia de cantores nota 6 pra cantar umas canções nada a ver.

Ouso dizer que In the Heights é, se não o melhor, um dos melhores musicais já produzidos em toda a história. A trama é simples e segue três dias na vida dos moradores de um gueto latino, o famoso Washington Heights. Mas o que faz da apresentação uma experiência fantástica são as músicas: um misto de salsa, soul, pop e hip-hop muito bem planejados, com temas que retornam e perseguem os personagens que representam, medleys muito bem pensados, associações musicais, duelos contrapontuais recorrentes e demais recursos oratórios no serviço à narrativa.

O crânio por trás disso tudo é Lin Manuel Miranda, ex-professor de língua inglesa, descendente de porto-riquenhos e rapper. É isso aí mesmo, rapper, e um dos melhores que eu já ouvi. Recentemente trabalha em um disco conceitual sobre a vida de Alexander Hamilton, primeiro tesoureiro dos Estados Unidos e "founding father" - pra quem tiver interesse, a trilha sonora original de In the Heights é por si só um disco conceitual: Eu nunca assisti à peça e mesmo assim compreendo toda a história, que é talentosamente destrinchada pelas músicas do disco. Precisa prestar atenção já que você não tem auxílio visual na empreitada, mas qual disco conceitual não é assim?

Pra quem não se interessa, as músicas são o bixo e isso basta.


Por que baixar?!

MEDLEY no Tony Awards:

Lin-Manuel Miranda na Casa Branca:










Google