segunda-feira, 28 de abril de 2008

Rogério Duprat


Álbum: A Banda Tropicalista do Duprat
Estilo: Psicodelia/ Tropicalismo/ Erudito/ Um quê de Brian Wilson
Quando: 1968
Onde: São Paulo - Brasil


Todos nós sabemos que os tropicalistas não passaram de uns hippies sujos. Alguns que até entendiam de música e faziam coisas boas, mas hippie é hippie e é sujo.

Precisou chamar o maestro, Rogério Duprat, pra por ordem na casa e conferir fundamento ao tão aclamado movimento. Movimento que até então desenvolvia-se no achômetro, como todo bom estilo de artistas sem formação musical avança: aos trancos e barrancos, com belos acertos e erros medonhos, de doer o ouvido de velha surda.

Duprat, além da formação erudita, estudou com o grande Stockhausen, seguindo os passos do começo da música eletrônica. Porém, nesse disco o que impera é a genial mistura da psicodelia mais o ritmo brasileiro e a música clássica, em versões que vão desde a marchinha de carnaval Chiquita Bacana, passam pela bossa nova em Chega de Saudade, chegam em Mutantes (com a participação dos mesmos em diversas músicas) e viaja por artistas internacionais como Cowsills e Beatles em Lady Madonna e a incrível Flying. Todas com arranjos de metais de tirar o fôlego, na boa e velha mixagem de perda de qualidade de som dos anos 60 e lembrando o jazz de gramofone da época em que sua avó pensava em nascer. Com os vocais de Rita Lee e Segio Dias em algumas faixas (Sérgio dando aquela mãozinha com sua guitarra de ouro) e de resto, só o instrumental de dar inveja em Duke Ellington e de fazer Quincy Jones chorar.

Para aqueles que se orgulham de ser brasileiro só pela Bossa Nova e/ou Villa Lobos, ta aí mais um motivo de peso pra igualar na balança com Jobim

Lembrem-se sempre de que Caetano, Gil, Mutantes, Gal, Nara, e tantos outros passaram pelas mãos sábias do maior arranjador da história deste país.

São discos como esse que me mantém inflexível à vergonha nacional que avassala nosso mundo musical. Aprendam que "ah, tá bom!" não é realmente "bom", futuros músicos do meu Brasil brasileiro.

.
160kbps


2 comentários:

alan! disse...

arrasou!

Anônimo disse...

Valeu o blog !

tentei baixar o Duprat, mas o link expirou. Dá p/ repostar ?

Google