terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

Maps & Atlases


Gênero: Math Rock
Onde: EUA / Illinois
Quando: 2006

Todo mundo adora Pyramid Song do Radiohead. Legiões de adoradores do rock vibram em êxtase diante da complexidade de sua notação de tempo, enaltecendo a genialidade de Thom Yorke e sua trupe por terem a competência de criar tamanha obra prima. Para os adeptos do Math Rock, porém, essa espécie de composição não é apenas uma excentricidade: é uma questão de honra.

Maps & Atlases veste a camisa do estilo e faz bonito. Emprestando o timbre de nomes como Don Caballero e 31knots, o segundo EP da banda, entitulado “Tree, Swallows, Houses”, é como notas de guitarras precisas dando forma musical a equações matemáticas. Parece um absurdo, mas é esse mesmo o sentimento que se tem ao ouvir cada um dos brilhantes temas que compõem a obra. Dentre o alucinado frenesi de canções que servem como poderosas lições de teoria musical, os maiores destaques ficam para as faixas “The Ongoing Horrible” e “Songs For Ghosts To Haunt”. A primeira das duas é um delicioso momento de reflexão, breve porém indispensável, que começa com uma batidinha carismática e culmina em uma nota densa dispersa no ar. A segunda é a sua contraparte perfeita, sincera em cada salto repentino de forma e tempo, onde a guitarra é o verdadeiro maestro. Eu ficaria feliz em desistir de um dia da minha vida por cada vez que escutasse esse EP inteirinho.

Porque baixar?! – Além de deixar qualquer um de queixo caído com tamanha complexidade musical, o som de Maps & Atlases parece deixar mais inteligente também. Eu resolvi três equações utilizando o teorema de DeMoivre e dois problemas com a fórmula de Polyhedron logo após ouvir a primeira faixa. E, se mesmo assim nada disso te convenceu, isso com certeza vai: Clique Aqui.


Maps & Atlases - Tree, Swallows, Houses


Compre o Disco - Merch Squad
Site Oficial - Maps & Atlases
MySpace - Maps & Atlases

5 comentários:

Mormasso disse...

Um som bem bacana. Mas encontrei referências do At the Drive In, Alexisonfire e até Meat Puppets. Portanto recomendo que escute-as primeiramente, senão vai achar o som meio "estranho demais" até mesmo pra quem curte Radiohead

Vanni disse...

ihh jin! olha o hipster jin, pega o hipster, pega!!

Lani Romée disse...

Haha!
Pô.

Eu particularmente não acho Math Rock um som exatamente dificil... Até amigos meus fãs de Kiss gostaram. E acho que qualquer um que gosta de Kid A ou Amnesiac pode muito bem apreciar Maths and Atlases. Mas vai saber!

Ps: Alexisonfire? Aonde?

Mormasso disse...

Pô pessoal eu so postei esse comentario para que alguem tivesse alguma referencia de som antes de baixar... soh isso...

Vanni disse...

brincadeira mormasso, aqui nós somos todos da paz, puxa um cadeira e pega uma cerva!

Google