segunda-feira, 2 de abril de 2007

Switched on Bach


Genero: musica clàssica eletronica.
Onde: em alguma dimensao paralela.
Quando: 1968


Se imagine em 1968. Agora imagina que voce é um cara bacana, chamado Walter Carlos. Voce toca piano desde os 6 anos, se formou em musica e em fisica, estudou com um dos pioneiros da musica eletronica, tira fotos de eclipses solares nas horas vagas, e tem uma belezinha dessas na tua casa. O que voce faz?
Oras, mas que pergunta boba. Claro que voce faz um disco so de Bach tocado em moog.
Pois é, foi isso que ele fez.
Mas nao foi sò mais um disco. Além de ter sido o disco de musica clàssica mais vendido de todos os tempos (500mil còpias), ainda foi o comeco de tudo, se tratando de sintetizadores.
Està achando tudo isso muito estranho? Calma, ainda tem mais.
Quando voce procura a biografia do nosso amigo Walter Carlos, ela comeca mais ou menos assim: "Wendy Carlos (born Walter Carlos, November 14, 1939)..."
Epa, mas como assim? Quem é essa tal de Wendy Carlos? O que fizeram com o Walter?!?
Pois é, em meados de 1972 ele fez uma operaçaozinha ali, e se tornou Wendy Carlos. Estranhao ele (ou ela, depende do ano), né?

E se voce continua achando tudo isso muito estranho, é porque ainda nao ouviu o disco. A musica 'Preludio e Fuga #2 em C menor', por exemplo, combina perfeitamente com uma corrida de cobras de cadeiras de rodas no meio do Alasca. Ou com a coisa mais sinistra que voce conseguir imaginar. Chega a ser ate divertido imaginar situaçoes para as musicas.
Um destaque do disco é a versao em moog da famosa 'Aria na corda G', citada por 9 a cada 10 bandas bacanas.

Sinceramente, nao tenho muitas palavras para descrever esse disco. Acho que a capa ja descreve ele perfeitamente. Sò ouvindo pra sacar. :)

Download: Walter Carlos - Switched on Bach

onde comprar?

Nao sei. Se eu soubesse, eu ja teria o meu. Mas de repente voce acha em algum sebo, por ai. Isso se voce conseguir fazer tua vitrola velha funcionar.

myspace:
pfff... brincou, né?

5 comentários:

Daniel Faria disse...

Muito bom esse blog!

Sou estudante de jornalismo e tenho um blog sobre cultura pop, e gostaria de pedir, se fosse possível, que vocês me adicionassem nos seus links. Confiram meu blog e vejam se vale a pena. Eu garanto que vale :)
http://flop-art.blogspot.com/

Vou adicionar vocês nos meus links, posso?

Obrigado desde já

Vanni disse...

bacana cara, o Lani Romée, que escreve aqui tbm estuda jornalismo, ta no quarto ano acho!

alan! disse...

HAHAHA

Unknown disse...

Hey ...No momento não tem disponivel mais qnd chegar eles te avisam...sobre o cd é so se cadastrar...
http://www.submarino.com.br/HomeCache/CdsSearchResult.aspx?ProdTypeId=2&WhichForm=frmSearchHomePage&Query=Switched%20on%20Bach%20
Abraxxx

Unknown disse...

é, esses pioneiros do synth...

E eu que achava que Silver Apples from the Moon era o máximo do incompreensível.

Google